Pesquisar este blog

Sistema Osseo








                      Osteologia 








É a parte da anatomia que estuda o sistema esquelético, o qual é constituído pôr ossos e cartilagens.
O sistema esquelético confere ao corpo humano varias funções:
* Sustentação e dar forma para as partes moles do corpo
* Fixação e alavanca para a musculatura esquelética
* Proteção de órgão, a caixa craniana aloja e protege o encéfalo, a caixa torácica protegendo coração e pulmões
* Hematopoiese, produção de células sanguineas
*.Armazenamento de Gordura
* Armazenamento de sais minerais, principalmente cálcio, fósforo, sódio e magnésio

Em relação ao número de ossos no esqueleto podemos dizer que como regra geral admite-se um total de 206 ossos. Existe uma variação  do número de ossos no esqueleto, tanto que no feto observa se que alguns ossos apresentam-se subdivididos como o ilíaco e frontal. O inverso ocorre no individuo senil quando há a calcificação das peças ósseas, fenômenos conhecidos como sinostose, que reduz esse número de ossos.
         Na classificação, os ossos são chamados de acordo com sua forma em longos, laminar ou chato, e curto sendo além desses básicos temos ainda os ossos pneumáticos e os irregulares.
         Ossos longo, o comprimento é maior que a largura e espessura como é o caso da tíbia e do fêmur.
         Ossos Laminar, apresenta comprimento e largura que se equivalem e predominam sobre a espessura, são encontrados nos ossos do crânio.
         Ossos irregulares, as três dimensões não são definidas, ocorrem nas vértebras, etmoide e esfenoide.
         Ossos pneumáticos apresentam cavidades cheias de ar seu interior o que confere um peso menor em ralação ao seu volume.
         A formação estrutural dos ossos se apresenta de duas formas diferentes, o tecido ósseo esponjoso e o tecido ósseo compacto.          
         Os ossos longos em sua arquitetura apresentam duas extremidades chamadas epífises, e a porção central é chamada de diáfise que é.
         As epífises são constituídas em sua maioria por tecido ósseo esponjoso, revestidos por uma fina camada de tecido compacto. A diáfise é formada por tecido compacto e em seu interior encontramos o canal medular óssea.
         Os ossos planos são formados por duas lâminas de tecido compacto (lâmina externa e interna) e entre elas uma delgada camada de tecido esponjoso que é a díploe.
         Os ossos apresentam a cor rósea nos vivos, e amarelada nos mortos, a consistência é dura e resistência sendo mais elásticas nos indivíduos jovens.
         O periósteo é uma membrana de dupla camada que reveste os ossos, apresentam a função de proteção reconstituição óssea em caso de fraturas.        As cavidades dos ossos longos e esponjosos são preenchidas por uma substância que é a medula espinhal óssea.  Até o quinto ano de vida praticamente todos os ossos possuem medula vermelha sendo que a partir dessa idade essa medula vai se transformando progressivamente em amarela, no adulto a medula vermelha existe em ossos como esterno, costelas e corpo vertebrais.
         A ossificação que é o processo  de formação óssea que pode ser feita a partir de um modelo fibroso chamada de intermembranosa ou a partir de um modelo cartilaginoso  que é a intracartilaginea (endocondral)
         No crescimento ósseo pelo processo de aposição as lâminas ósseas se superpõem havendo um aumento na espessura do osso já no processo intersticial o crescimento se faz dentro para fora a partir de um núcleo central sendo responsável pelo crescimento no sentido longitudinal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário