Pesquisar este blog

Fisiologia da Digestão





Sistema Digestório


        As funções do sistema digestivo são: ingestão, que consiste na introdução do alimento, mastigação e desdobramento dos alimentos em partículas menores; secreção de sucos digestivos, responsáveis pela digestão das substancias alimentares; absorção, passagem de partículas alimentares para a corrente sanguínea; assimilação, aproveitamento das substancias nutritivas pelas células e eliminação dos resíduos alimentares.

       O tubo digestivo está dividido em canal alimentar que compreende: boca, faringe, esôfago, estomago, intestino delgado e intestino grosso, e glândulas anexas representadas pelo figado, pâncreas e glândulas salivares.
        A boca ocupa a porção mais inferior da face estando dividida em vestíbulos e cavidade bucal propriamente dita.
        A língua é um órgão muscular que participa da deglutição, paladar, mastigação e fala, nela identificamos: ápice e raiz.
        Localizadas na porção posterior do dorso da língua estão as tonsilas linguais formadas por nódulos linfoides agrupados. Na porção anterior encontramos uma série de projeções que são as papilas linguais que podem ser de quatro tipos: papilas valadas dispõem-se em forma de V, fungiformes, filiformes e folheadas, com função interligada ao sabor. Na face ventral encontramos uma prega mediana que é o frênulo da língua.        Os dentes são divididos em raiz, coroa e colo, a espécie humana possui uma dentição temporária, 20 dentes e outra permanece com 32 dentes. Os dentes são classificados em incisivos, caninos, pré-molares e molares.         O esôfago é um órgão muscular e tubular que mede em torno de 25cm de comprimento, inicia na altura da sexta vértebra cervical, atravessando o músculo diafragma ao nível de T11 ou T12 até se comunicar diretamente com o estômago.
         Os órgãos abdominais são revestidos por uma membrana serosa que é o peritônio (peritônio parietal e peritônio visceral)
         O estômago é um órgão oco impar sendo constituída por musculatura lisa, funcionando como bolsa reguladora de transferência do alimento ingerido para o duodeno, intermitente observando grande quantidade de pregas gástricas. O estômago pode acomodar, em seu ponto máximo de distensão, aproximadamente 1500ml de conteúdo gástrico.
          A forma do estômago apresenta variações de acordo com a idade, raça, sexo e biotipo, sendo influenciado ainda pela postura, dieta e fase de digestão. É dividido em três regiões, fundo, corpo e parte pilórica. O fundo é a porção superior da bolsa gástrica e o corpo se situa entre o fundo e a parte pilórica.
         O intestino delgado é um longo tubo aproximadamente 7metros de comprimento, dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo.
          Duodeno, inicia -se a partir do esfincter pilórico, mede cerca de 25cm. tendo a forma da letra C, observando duas formações salientes que são a papila duodenal maior onde desembocam o ducto colédoco e o ducto pancreático acessório.
        O jejuno constitui cerca de dois quinto proximais, e o ílio constitui cerca de dois quinto distais.
         Intestino grosso tem início na junção íleo-cecal indo até o orifício anal. Dispõe-se como uma moldura em torno das alças intestinais e apresenta algumas características que lhes são peculiares como: apêndices epiploicos, que são glóbulos de gorduras revestidos por peritônio, haustro que são dilatações saculiformes em todo seu trajeto e tênias que são fitas musculares.
        Esse intestino divide-se em seis porções: Ceco, Colo ascendente, Colo transverso, Colo descendente, Colo sigmoide, Reto. No ceco identificamos o apêndice vermiforme.
         Para as funções digestivas são necessárias substâncias especiais secretadas por glândulas anexas como figado, pâncreas e glândulas salivares.
          O figado é um órgão volumoso que produz a bile de forma semi-ovoide, apresenta uma face diafragmatica e outra visceral. Os lobos hepáticos são: direito, esquerdo, quadrado e caudado. Na sua face visceral podemos identificar: veia cava inferior, vesícula biliar alojada na fossa cística e o hilo hepático por onde passa o ducto hepático comum, veia porta e artéria hepática.       A bile é produzida no figado, e deverá ser conduzida ao duodeno através das vias biliares, representadas pelo ducto cístico proveniente da vesícula biliar para dar origem a um único ducto que é o colédoco.
      A vesícula biliar é uma dilatação que funciona como um reservatório situa-se na fossa cística, identificamos: fundo, corpo e colo.
      O pâncreas divide-se em cabeça, corpo e cauda e sua função é dupla: digestiva, com a produção do suco pancreático e função endócrina, principalmente pela produção de insulina.
       A cavidade bucal recebe os produtos da secreção de numerosas glândulas salivares, cujas secreções tem importância nos fenômenos digestivos.
 GLÂNDULAS SALIVARES: há três glândulas salivares de cada lado que são, de trás para frente, Parótida, Submandibular, Sublingual.
         


Nenhum comentário:

Postar um comentário